Nesta competição entre as operadoras, os clientes devem pesquisar e avaliar os serviços que atendam às suas necessidades.
Fonte: Globo.com
O mercado de telefonia móvel passou por muitas mudanças recentemente. Agora, na tentativa de conseguir clientes e fidelizar os antigos, a Claro, a Tim e a Oi liberaram ligações ilimitadas também para números de outras operadoras.
A vantagem é disponibilizada para clientes de planos controle e de pós-pago acessíveis, de até R$ 100.
A Vivo não tem essa possibilidade, mas lançou, na última quinta-feira, um serviço em que clientes de pré-pago e controle podem compartilhar, de graça, a internet do celular com amigos e familiares que também sejam clientes da empresa
Segundo o diretor comercial da regional Sudeste da Tim, Carlos Cipriano, liberar as chamadas ilimitadas para números de concorrentes é uma tendência mundial:
— Isso atende às necessidades de mercado. O cliente ficou mais exigente, quer ofertas, serviços e qualidade.
Roberto Guenzburger, diretor de produtos, mobilidade e conteúdo da Oi, percebe que o consumidor de planos controle ou pós-pago não quer ter surpresas na conta:
— Ter ligações ilimitadas para outras operadoras dá mais tranquilidade de que a conta virá com o mesmo valor em todos os meses. Hoje, com esse cenário econômico e as dificuldades, o usuário quer ter previsibilidade no valor das suas contas.
Quer mudar de empresa? Veja como fazer
Para transferência de operadora, o regulamento da portabilidade numérica orienta que o cliente procure a operadora para a qual quer migrar, informe o nome completo e comprove a titularidade da linha.
Também é preciso informar o número do documento de identidade, o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica, e o endereço completo.
O consumidor também precisa informar o código de acesso e o nome da operadora atual.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, não há limitação quanto ao número de vezes que o consumidor pode usar a portabilidade. Caso a operadora antiga continue realizando cobranças indevidas após a troca e o consumidor pague a fatura, ele terá direito a ressarcimento em dobro do valor pago.
Fidelização
A regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite que, em telefonia celular, seja imposto ao consumidor o dever de fidelização à operadora de telefonia pelo período máximo de 12 meses, desde que seja dada vantagem para o cliente, como desconto na compra de aparelho, por exemplo.
Se o usuário optar por trocar de operadora de celular ainda no prazo de fidelização terá que pagar uma multa pelo cancelamento antecipado do contrato.
Prazos
A partir do momento em que o usuário pede a mudança de operadora comunicando à empresa para a qual deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou em data agendada pelo usuário.
O cliente que desiste da migração e decide permanecer na operadora atual tem até dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo.
Em caso de problemas
Para fazer reclamações sobre a mudança ou outros assuntos de telefonia, o cliente deve procurar a operadora e anotar o protocolo de atendimento.
Se a companhia não responder ou se a resposta não for adequada, deve contatar a Anatel, pelo telefone 1331 ou www.anatel.gov.br. O usuário deve guardar o número fornecido e esperar o prazo de cinco dias para resposta.
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