Obras são iniciadas depois uma paralisação de quatro anos
Fonte: Plox
Após quatro anos a pavimentação da LMG-760, que liga Cava Grande, distrito do município de Marliéria-MG, à BR-262, em São José do Goiabal, no Vale do Aço, finalmente foi retomada.
As máquinas da empresa Tamasa iniciaram os trabalhos nesta quarta-feira (16) e operários também já são vistos no trecho. A informação é da deputada estadual Rosângela Reis, uma das principais forças políticas na reivindicação de retomada da obra. Ela ainda afirmou que agora mantém vigilância para que as melhorias não sejam novamente paralisadas, como ocorreu em 2013.
Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), o projeto de retomada de obras da LMG-760 será reiniciado com terraplenagem, drenagem e pavimentação no trecho entre Cava Grande e Santo Antônio da Mata, em Marliéria. Nos primeiros dias de trabalho haverá a marcação do trecho e uma equipe promoverá o resgate da fauna e flora da extensão afetada pela obra.
Ainda de acordo com o departamento, o prazo para a conclusão da obra é de pouco mais de dois anos, com previsão de conclusão apenas em 2020. Além da pavimentação, também está planejado o alargamento da estrada, onde cada pista terá 3,5 metros e acostamento de 1,5 metro. Também está incluso o reforço de pontes sobre três ribeirões e a construção de uma interseção com a BR-262. O DEER ainda afirmou que cerca de 300 pessoas sejam empregadas na obra.
“A pavimentação é uma demanda que dura 30 anos. Foram realizadas incontáveis reuniões, audiências públicas e solicitações para a retomada da pavimentação. Agora, vamos ficar vigilantes e cobrar para que não acontece nenhum problema e que o asfalto seja concluído em todo o trecho”, afirmou a deputada Rosângela Reis.
A ordem de serviço da pavimentação foi assinada no dia 26 de julho pelo governador Fernando Pimentel, na sede do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). A obra ficou paralisada por quase quatro anos, a pedido do Ministério Público do Estado em 2013. O motivo da interrupção alegado pelo MP foi a falta de licenciamentos ambientais necessários na área do Parque Estadual do Rio Doce.
A Tamasa Engenharia S.A., executará a obra de aproximadamente 64 quilômetros de extensão e de valor estimado em 120 milhões de reais. Segundo informações da deputada, a pavimentação da LMG-760 vai reduzir o tempo das viagens, garantir mais segurança na estrada, facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial da região, promover o turismo no Parque Estadual do Rio Doce, ajudará a desafogar a BR-381 e melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali trabalham e residem.
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