quinta-feira, 10 de agosto de 2017

IFMG - IPATINGA - Primeira Turma de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Ipatinga inicia seu Semestre

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a Prefeitura de Ipatinga já está proporcionando a 35 estudantes um curso de Engenharia Elétrica gratuito. A aula inaugural da primeira turma aconteceu no plenário da Câmara Municipal, na noite da última segunda-feira (07). 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ipatinga

A graduação é presencial, em tempo integral, e a seleção dos alunos foi feita através de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso tem duração de cinco anos e a princípio as aulas serão ministradas no prédio da Estação Capacitar, no Centro de Ipatinga.


Mas o governo municipal já está recuperando, no bairro Veneza, o prédio que no primeiro mandato do prefeito Sebastião Quintão abrigou um moderno centro de treinamento do Senai. A atual administração encontrou o edifício totalmente abandonado. Inativas, já que o Senai foi transferido em 2012 para o antigo CDP (Centro de Desenvolvimento Profissional) da Usiminas, as instalações foram depredadas e saqueadas. O local foi alvo de furtos de toda ordem, com subtração de portas, janelas e até mesmo fios de eletricidade. Por certo período, chegou a ser ocupado por moradores de rua e usuários de drogas.

Momento Histórico


De acordo com Alex de Andrade, diretor-geral do Campus Avançado do IFMG em Ipatinga, este é um momento histórico para toda a cidade.

Há muito tempo se fala em ter um curso superior do gênero na cidade, e agora isso de fato se tornou real, um Curso Superior de Engenharia Elétrica gratuito, com ensino público de qualidade. Tenho muito que agradecer ao prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e também ao seu filho, o deputado federal Leonardo Quintão, pelo empenho em concretizar esse benefício para a população, viabilizando todos os recursos necessários”, comentou. 

Reforma e Adequação

Ainda conforme o diretor do IFMG, já no próximo ano as aulas acontecerão na sede própria do Instituto, no bairro Veneza.

As instalações estão sendo reformadas e adequadas com uma verba de R$ 2,5 milhões liberada pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio do gabinete do deputado Leonardo Quintão. 


Na aula inaugural, além de conhecer os responsáveis pela instalação do curso na cidade, os alunos puderam acompanhar duas palestras, a primeira sobre o tema “Mercado de trabalho da Engenharia Elétrica”, com o especialista Vagner Santiago Duque, e a outra sobre “Aços Elétricos GO (Grão Orientado) e GNO (Grão Não orientado)”, com o Dr. Sebastião da Costa Paolinelli. 

Programação de aulas


O diretor Alex explicou que as aulas poderão ser ministradas em horários diferentes em cada semestre. Elas acontecem nos períodos matutino e vespertino.


O aluno terá que dedicar exclusivamente ao curso. Neste semestre começamos com uma turma de 35 alunos e a nossa expectativa é que no próximo ano tenhamos mais uma turma”, adiantou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário